SOBRE O KI AIKIDO

Shinshin Toitsu Aikido

Shinshin Toitsu Aikido foi fundado em 1974 por

Soshu Koichi Tohei Sensei, 10º Dan em Aikido.

Com base no princípio essencial do Ki, que é "A mente move o corpo", aprendemos "como maximizar a capacidade que as pessoas têm naturalmente" e "como respeitar e conduzir os outros".


Esses são os fundamentos que podem ser aplicados a tudo na vida cotidiana e, portanto, são praticados com entusiasmo por pessoas cujos campos são de esportes, artes, administração, educação e outros.

Mais de 50.000 pessoas estão aprendendo Shinshin Toitsu Aikido em 24 países ao redor do mundo, como América, Europa, Rússia, Oceania e Ásia, independentemente das diferenças de idioma, cultura e religião hoje (em janeiro de 2012).

Princípio do Ki - A Mente Move o Corpo

 

Todos temos mente e corpo. O estado da mente afeta diretamente o estado do corpo. Chamamos isso de "Princípio Ki: a mente move o corpo". O corpo tem sua forma, porém a mente não é tangível. Portanto, hoje em dia as pessoas tendem a desconsiderar o efeito da mente sobre o corpo. No entanto, a mente exerce uma poderosa influência sobre o corpo.
Pela coordenação da mente e do corpo, podemos ter o melhor desempenho possível em todos os aspectos de nossas vidas.

Postura Correta com Mente e Corpo Coordenados

 

Quando a postura é instável, a mente não é estável e, como resultado, somos incapazes de liderar os outros. Portanto, aprendemos a postura correta quando começamos a treinar.


Em vez de aprender a controlar os outros, aprendemos a nos controlar. Postura natural tem estabilidade natural. Por outro lado, quando a postura não é natural, por exemplo, quando adicionamos tensão ou desmoronamos em um estado de relaxamento morto, o corpo não tem estabilidade.

Quando coordenamos a mente e o corpo, podemos ter estabilidade natural sem pensar nisso. Também praticamos para manter essa postura correta quando em movimento. Isso nos ajuda a avançar mais rápido e com mais facilidade e também a tornar o corpo equilibrado e mais forte. Além disso, essa postura correta dá uma boa impressão aos outros.

Teste de Ki

 

O "Teste do Ki" é a maneira de verificar a postura com mente e corpo coordenados. Quando estamos sentados ou em pé, em silêncio calmo ou mesmo em movimento, fazemos um teste de Ki para descobrir se o parceiro está passando por uma coordenação da mente e do corpo ou não. O teste de Ki foi aplicado não apenas no Shinshin Toitsu Aikido, mas também com atletas e artistas profissionais em sua área de especialidade.

Quatro Princípios para Unificar Mente e Corpo

 

Esses quatro princípios são quatro maneiras de unificar mente e corpo. São as quatro maneiras de chegar ao topo da montanha, e o objetivo é o mesmo, seja qual for o caminho escolhido. Quando obtemos um dos princípios completamente, obtemos todos automaticamente e quando perdemos um, perdemos todos automaticamente.


Treinamos a postura correta através dos quatro princípios principais para Unificar Mente e Corpo.

1) Mantenha o ponto um
2) Relaxe Completamente
3) Mantenha o peso em baixo
4) Expanda
Ki

Os Cinco Princípios do Ki Aikido / Shinshin Toitsu Aikido

 

Quando tentamos mover alguém com nossa mente egoísta, ela pode resistir facilmente.
Da mesma forma, quando tentamos arremessar alguém à força, sua mente pode resistir facilmente. Então nunca seremos capazes de arremessar alguém que seja mais forte do que nós. Em vez disso, precisamos respeitar e liderar os outros.

 

Existem cinco princípios do Shinshin Toitsu Aikido.
Seguindo esses cinco princípios, independentemente de nosso tamanho e força, podemos liderar e lançar o parceiro de maneira eficaz. Portanto, não é necessário se preocupar com idade e sexo. Aprender a respeitar os outros e liderar a mente do oponente corretamente também é importante na vida cotidiana. Pode ser aplicado à gerência, liderança, educação e educação dos pais e é essencial para muitas pessoas.

 

1) Mantenha o Ki estendido
2) Conheça a mente do seu oponente
3) Respeite o Ki do seu oponente
4) Coloque-se no lugar do seu oponente
5) Execute com confiança

FONTE DE INFORMAÇÕES E PESQUISA: http://shinshintoitsuaikido.org

 

LEMA

"Tenhamos um espírito universal que ama e protege toda a criação

e ajuda todas as coisas a crescer e desenvolver. Unificar mente e corpo
e ser um só com Universo é o propósito final do nosso treinamento"

- Tohei Sensei, 21 Princípios de Ki.

Soshu Koichi Tohei Sensei

Fundador do Shinshin Toitsu Aikido

Tohei Sensei.

 

Soshu Koichi Tohei Sensei nasceu em 20 de janeiro de 1920 em Tóquio. Ele se formou no Departamento de Economia da Universidade Keio.
Quando jovem, sofria de pleurisia e estava muito fraco. Determinado a fortalecer a mente e o corpo, realizou um treinamento intensivo nos métodos de meditação Zen e respiração Misogi.


Aos 19 anos, ele começou o estudo do Aikido sob o treinamento do  fundador Morihei Ueshiba Sensei e alcançou o nível mais alto, o 10º Dan. Após a guerra, ele estudou a unificação de mente e corpo de Tempu Nakamura Sensei.


Desde 1953, ele viajava sozinho ao redor do mundo promovendo o Aikido, começando pelos Estados Unidos da América.
Em 1971, ele estabeleceu a sociedade Ki, que se concentrava na disseminação dos Princípios Ki e no Shinshin Toitsu Aikido (Aikido com mente e corpo coordenados) e começou a cultivar muitos instrutores em todo o mundo.


Ele era conhecido por ter ensinado os princípios e aplicações de Ki a vários profissionais, como os jogadores de beisebol, Sr. Tatsuro Hirooka e Sr. Sadaharu Oh.
 

Em 2007, ele deixou seu filho Shinichi Tohei dar continuidade ao sucesso de seus ensinamentos. Desde então, ele se aposentou da vanguarda do ensino e assistiu ao desenvolvimento do ShinShin Toitsu Aikido.


Em 19 de maio de 2011, faleceu aos 91 anos.
Foi autor de vários livros, entre os mais vendidos, "Ki in Daily Life", "Kiatsu".

Timeline - A História do Fundador do Shin Shin Toitsu Aikido

 

Ano 1920

Nasceu em Tóquio em 20 de janeiro. Ele era muito fraco quando era jovem e sempre precisava de cuidados médicos. Para fortalecer seu corpo, seu pai lhe ensinou judô. Ele se tornou faixa-preta de judô aos 15 anos.

 

 

Ano 1936

Soshu Koichi Tohei Sensei aos 16 anos se matriculou em um curso preparatório na Universidade Keio. Durante o treino de judô, ele sofreu um forte golpe no peito, resultando em um ataque de pleurisia. Ele foi aconselhado pelo médico a tirar uma licença de um ano da escola e recebeu ordem de repouso.

 

Durante o confinamento, ele teve a oportunidade de refletir sobre si mesmo e percebeu que não apenas a saúde física era importante, mas que a condição de sua mente também era importante e ele descobriu que sua mente parecia muito fraca. Ele decidiu que, embora sua condição corporal estivesse piorando, ele ainda poderia fortalecer a condição de sua mente.

 

Ele estudou Zen com o Sr. Josei Ohta, o mestre Zen no Templo Daitokuji em Kyoto e o método de respiração Misogi de Tetsuju Ogura Sensei, que na época lecionava no Ichikukai Dojo. Foi realmente um treinamento rigoroso, na fronteira com a vida e a morte. Mas mesmo que o treinamento tenha sido difícil, ou talvez por isso, ajudou a curá-lo completamente de sua condição de pleurisia e mostrou-lhe como é importante manter a mente forte e como isso afeta o estado do corpo.

 

 

Ano 1940

Aos 19 anos, ele foi apresentado ao Morihei Ueshiba Sensei e começou a aprender Aikido. (Em 1969, ele recebeu o 10º dan, que é o nível mais alto do Aikido.)

 

 

Ano 1944
Aos 23 anos, logo após se formar na Universidade Keio, ele foi enviado para o 36º pelotão de Utsunomiya East. Ele se tornou segundo tenente e foi enviado para a frente da China Central. Banhado por balas, ele percebeu por experiência pessoal que a verdadeira batalha é muito diferente das partidas esportivas. Ele aprendeu a importância de manter a mente calma e manter ponto um no campo de batalha, onde o menor relaxamento de Ki poderia significar a morte.

 

Ele reconheceu que fazia parte do universo e que o universo era ele. Desde então, ele sempre teve a ideia de seguir o caminho do universo. Chegando ao fim da guerra, depois de ser desmobilizado da China Central, ele continuou os estudos sobre o método de respiração zen e misogi e praticou o Aikido novamente. Ele também conheceu e  treinou com Tempu Nakamura Sensei. Isso o levou a dominar os Princípios Ki e o conceito de mente move o corpo. Isso mudou sua visão do Aikido e se tornou a base de seus ensinamentos.

 

 

Ano 1953
Aos 33 anos, ele foi aos Estados Unidos sozinho para divulgar os ensinamentos do Aikido ao mundo. Como não havia aviões na época, ele teve que navegar de navio, o que levou cerca de um mês para chegar ao Havaí. Não tendo alunos (alunos), ele começou a espalhar os Princípios do Ki e mostrou o Aikido aos lutadores de judô ou karatê que podiam servir de Ukemi para ele. Como resultado, muitos estudantes começaram a segui-lo. Desde então, ele sempre se comprometeu a espalhar o Aikido para os Estados Unidos. Ele se tornou o instrutor principal da Aikikai, ensinou muitos estudantes e criou muitos instrutores de nível mundial.

 

 

Ano 1969
Morihei Ueshiba Sensei faleceu.

 

 

Ano 1974

A diferença no entendimento do Aikido ficou clara entre ele e o sucessor da linhagem, Sr. Kisshomaru Ueshiba. Entao, ele decidiu renunciar ao cargo de Instrutor Principal e se retirar da Fundação Aikikai. Ele fundou o ShinShin Toitsu Aikido no mesmo ano para difundir o Aikido com base nos Princípios do Ki. Fundou a "Ki no Kenkyukai" como presidente.

 

A partir deste ponto, começou a espalhar o Shinshin Toitsu Aikido pelo mundo. Para se concentrar no aprendizado dos Princípios Ki, ele fundou "Shinshin Toitsudo". Ele ensinou os princípios do Ki não apenas aos estudantes de Shinshin Toitsu Aikido, mas também a atletas, artistas e empresas. A história de seu ensino a jogadores de beisebol famosos como Tatsuro Hirooka e Sadaharu Oh era bem conhecida.

 

 

Ano 1980
Ele fundou o "Kiatsuho", baseado no uso dos princípios do Ki como método de cura para manter a boa saúde.

 

 

Ano 1990

Ele abriu a sede da Sociedade Ki com um Dojo que continha 520 tatames em Haga-gun, Tochigi, onde ficava a casa de seus antepassados. Este era um lugar para todos os estudantes de Shinshin Toitsu Aikido de todo o mundo se unirem e praticarem. Ele também abriu alguns seminários para as empresas e atletas profissionais. No mesmo ano, ele se tornou o Soshu do ShinShin Toitsu Aikido.

 

 

Ano 1997

Seu filho, Shinichi Tohei, o futuro sucessor iniciou o treinamento Uchideshi.

 

 

Ano 2007

Vendo que Shinichi Tohei já era suficientemente desenvolvido em seu treinamento de Aikido, Soshu fez dele o sucessor oficial do Shinshin Toitsu Aikido. A partir deste ponto, ele se aposentou da vanguarda do ensino e continuou a assistir ao desenvolvimento do Shinshin Toitsu Aikido.

 

 

Ano 2011, 19 de Maio

Ele faleceu aos 91 anos. Sua cerimônia de despedida foi realizada no Templo Tsukiji Honganji. Mais de 1.200 pessoas de todo o mundo participaram da cerimônia para se despedir.

FONTE DE INFORMAÇÕES E PESQUISA: http://shinshintoitsuaikido.org

 

UNIFICAÇÃO DA MENTE E DO CORPO

Corpo e mente são um.
Não ache que a força que você tem é apenas a energia que você normalmente usa e que você tem pouca força. O poder que você normalmente usa é como o pequeno ponto visível de um iceberg.

Quando unificamos a nossa mente e corpo e nos tornamos um com o universo,

podemos usar realmente o grande poder que naturalmente é nosso.

- Tohei Sensei, 21 Princípios de Ki.

Shinichi Tohei Sensei

Sucessor do Shinshin Toitsu Aikido

Shinichi Tohei Sensei.

 

Desde a infância, Shinichi Tohei foi orientado e ensinado por seu pai, Soshu Koichi Tohei Sensei, o 10º Mestre do Aikido.


Atualmente, como sucessor, ele está empenhado em difundir os ensinamentos de Shinshin Toitsu Aikido no Japão e no exterior.
Ele também atua como professor de artes liberais na Keio University e ensina Shinshin Toitsu Aikido nas aulas e no clube oficial do Keio University Aikido.


Além disso, ele aplica o ensino em seminários de comunicação, orientando o desenvolvimento de recursos humanos para líderes empresariais, atletas profissionais e artistas.


Livros: "Acalmando a Mente" (Gentosha Inc.) "Dojinai" (Gentosha Inc.).

 Timeline Shinichi Tohei Sensei  

 

Ano 1973
O sucessor Shinichi Tohei SenseiHe nasceu em Tóquio no dia 18 de agosto. Aos 2 anos de idade, ele começou a aprender Shinshin Toitsu Aikido com base nos Princípios Ki de seu pai, Soshu Koichi Tohei Sensei.

 

 

Ano 1993

Ele se matriculou no Instituto de Tecnologia de Tóquio e formou-se em Biociência.

 

 

Ano 1997

Sucessor Shinichi Tohei Sensei se tornou Uchideshi e começou a aprender e treinar diretamente com Soshu Koichi Tohei Sensei. Ele também começou a ensinar Shinshin Toitsu Aikido no Clube de Aikido oficial da Universidade Keio.

 

 

Ano 2000

Ele se tornou professor de artes liberais na Keio University e ensinou Shinshin Toitsu Aikido.

 

 

Ano 2002

Completou seu treinamento em uchideshi e começou a ensinar no exterior. A partir daí, Shinichi Tohei Sensei realiza um Seminário Nacional nos Estados Unidos em lugares como Havaí, Seattle, Las Vegas, Oregon, Colorado ou Washington DC, onde instrutores de todos os EUA e do exterior se reúnem para praticar.

 

 

Ano 2007

Ele assumiu oficialmente o cargo de Soshu Koichi Tohei Sensei, começou a ensinar por todo o Japão, realizando seminários e workshops na Ki Society HQ. em Tochigi, escritório central de Tóquio, escritório principal de Osaka e também nos outros dojos da filial.
No mesmo ano, ele começou a ensinar os Princípios Ki a gerentes e proprietários de empresas. Ele também começou a realizar seminários em organizações esportivas, escolas e universidades.

 

 

Ano 2008

Ele foi solicitado oficialmente a ensinar os jogadores e treinadores de representantes da equipe japonesa de softbol. A equipe ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

 

 

Ano 2010

A pedido do time de beisebol da liga principal do Los Angeles Dodgers, ele foi aos Estados Unidos para realizar treinamentos de Ki para jovens jogadores e treinadores. Mais de 100 pessoas participaram deste treinamento.

O sucessor Shinichi Tohei Sensei fundou a "ShinShin Toitsu Aikido Kai" e autorizado pelo Departamento de Assuntos Jurídicos do Japão tornou-se presidente da organização.

A partir de 2011,

Já existem cerca de 400 dojos para praticar com mais de 10.000 membros no Japão. O objetivo de Shinshin Toitsu Aikido Kai é trabalhar ativamente para contribuir com a sociedade. Um exemplo é o envio voluntário de instrutores para escolas de ensino fundamental e médio para ensinar aos alunos como manter a postura natural e também como sentir e responder quando confrontados com o perigo.

FONTE DE INFORMAÇÕES E PESQUISA: http://shinshintoitsuaikido.org

 

O VALOR DA NOSSA EXISTÊNCIA

Nossas vidas são nascidas da energia, do Ki do universo.

De graças por não ter nascido como plantas ou animais, mas como senhores da criação. E se permita comprometer a cumprir nossa missão, ajudando a orientar o desenvolvimento e a criação do universo.

- Tohei Sensei, 21 Princípios de Ki.

Ki Society

Shinshin Toitsu Aikido Kai

Mensagem do Presidente Shinichi Tohei Sensei

Em 2011, houve um desastre sem precedentes no Japão. As consequências do desastre ainda estão sendo sentidas e os danos ao meio ambiente são extensos. As pessoas estão tentando reconstruir, mas os problemas a serem resolvidos continuam se acumulando.


Para superar esses problemas, cada um de nós precisa manter a mente e o corpo fortes. Ao mesmo tempo, as pessoas precisam de um recurso de comunicação que respeite os outros e forneça liderança. Essas mesmas habilidades também são necessárias para as pessoas que desempenham ativamente essas funções de liderança em todo o mundo.

Já faz 40 anos que o Shinshin Toitsu Aikido foi iniciado. O que podemos contribuir para a sociedade agora? Em resposta a esta pergunta, em abril de 2010, Shinshin Toitsu Aikido Kai foi formada e estabelecida como uma Associação Incorporada Geral.


Nosso objetivo é ensinar e difundir o Shinshin Toitsu Aikido e desenvolver muitos instrutores que possam contribuir para a comunidade mundial. Com cerca de 400 Dojos localizados em todo o Japão, o Shinshin Toitsu Aikido está sendo ensinado não apenas nas aulas, mas também em uma ampla variedade de campos.

 

Em particular, nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país, os instrutores de Shinshin Toeisu Aikido vão ensinar em bases voluntárias, ensinar postura correta e natural, respirar Ki para ter uma mente calma, e como sentir e estar ciente do perigo e como responder a isso. Isso é essencial para as crianças aprenderem hoje.

Vamos construir uma sociedade positiva usando Shinshin Toitsu Aikido.

Esta é a nossa missão e objetivo. Faremos o possível para apoiar as pessoas que desejam crescer e desenvolver

FONTE DE INFORMAÇÕES E PESQUISA: http://shinshintoitsuaikido.org

 

A FORMA DE UNIÃO COM KI
 

O universo absoluto é um. Nós chamamos este Ki. Nossa vida e corpo nasce do Ki do universo.

Vamos estudar cuidadosamente os princípios do universo e praticá-los. Nós somos um com o universo.

Não há nenhuma necessidade de ansiedade, não há necessidade de medo. O caminho que seguimos é a forma do universo, que não pode ser difícil,  nenhuma dificuldade, sem dificuldades.

 

Temos que ter a coragem para falar como Confúcio,

"se eu tenho a consciência tranquila e um espírito calmo,

me atrevo a enfrentar um inimigo de dez mil homens."

- Tohei Sensei, 21 Princípios de Ki.

A Respiração de Ki

Koichi Tohei Sensei

Respiração de Ki

Existem vários métodos para o desenvolvimento da energia Ki. Um dos melhores métodos é conhecido como respiração de ki. Isso geralmente é feito enquanto está sentado na posição de seiza.

 

Começando com uma exalação do ar através da boca até que todo o ar é confortávelmente exalado. Algumas pessoas irão inclinar ligeiramente no final da exalação, flexão no ponto um. No auge da sua inalação, voltam para a posição vertical. Durante a exalação um ' ahhh ' deve ser feito. Uma vez que o ar foi expulso completamente, você pode repetir o ciclo, respirar mais uma vez através do nariz.


Se você gastar de dez a quinze minutos por dia fazendo respiração de Ki antes de dormir, você perceberá que é muito relaxante. Execute o ciclo de respiração enquanto você relaxa confortável na posição sentada.

Um exercício de particular importância para o desenvolvimento do Ki é a prática da respiração profunda abdominal.

Sentar-se em seiza (ou com uma almofada debaixo de você) para manter sua coluna reta. Adaptação ao sentado em seiza deve ser construída gradualmente, aumentando o tempo gasto nesta posição por alguns minutos cada sessão. Sente-se levemente, com sua parte traseira reta e ombros relaxados para que o peso do seu corpo caia naturalmente em seu ponto um.

Deve ser prolongada a inalação, como um fino fluxo de ar é desenhado através das narinas num ritmo regular e controlado. O som de uma inalação prolongada deve estar perto da letra "u". E esta inalação deve ser feita relaxada sem sobrecarregar. Além disso, mesmo que o ar seja inispirado através do nariz, a glote na parte traseira da garganta deve ser usada para controlar o fluxo. Puxando o ar através da contração da glote, em vez de "cheirar" o ar, você vai conseguir um fluxo lento e constante.

O ar que você inala deve preencher não apenas a cavidade torácica, mas também o abdómen inferior. Inspire profundamente no baixo ventre até que ele se expanda normalmente, sem tensão indevida ou enrijeça seus músculos do estômago. A idéia é respirar plenamente e naturalmente como uma criança.

Mantenha seus ombros para baixo e relaxados durante a inalação. Quando você tiver inalado tudo o que você puder confortavelmente, Descanse tranquilamente por um momento antes de começar a exalar.

Expire através da boca em um fluxo constante, concentrado, poderoso (mas relaxante) - o som da exalação se assemelha a uma "haa". Mais uma vez, não deve haver nenhuma tensão. Não tente exalar repentinamente com grande força.

Exercícios de respiração devem ser praticado diariamente. Quando combinado com a prática regular das artes do Aikido, isso resulta em um desenvolvimento coordenado.


 

Kiai

Kiai significa literalmente um tipo de unificação ou União do Ki. É uma projeção da voz do hara (barriga). O som é intrinsecamente poderoso, com aplicações em cura e artes marciais. Um tipo de Kiai é um grito com Ki. Circular o kiai é um tipo de projeção da respiração audível ou voz, com Ki. Ele pode ser muito alto ou muito macio. O segredo do kiai não é fazer um forte ruído, mas estender ki fortemente antes de falar, relaxar o corpo inteiro, especialmente na garganta e unificar a mente e o corpo instantaneamente.

Há quatro formas básicas de Kiai (como som) praticada no Aikido:

 



Há também o "kiai silencioso". Isso é feito, mantendo a respiração e estendendo ki fortemente de todas as partes do corpo. Este tipo de kiai é focalizada e poderoso, pode ser usado para salvar os outros de perigo iminente, ou para controlar aqueles com um humor irritado.

Há uma velha história japonesa de um samurai caminhando através da floresta. Ele foi definido como alvo de uma matilha de Lobos, que claramente ameaçam sua vida. Em vez de se expor ao medo, ele calmamente continuou no seu caminho, seu semblante tão estável, consciente e potencialmente explosivo, fizeram que os animais ficassem congelados em suas trilhas, e ele foi capaz de passar com segurança pelo meio deles. Este é um exemplo de kiai silencioso.

Como em todos os aspectos do Aikido, é de primordial importância que o kiai possa ser usado apenas para o bem e nunca usado levianamente.

Cinco princípios para kiai:

  1. Relaxe completamente para evitar sobrecarregar a sua voz.

  2. Lembre-se que o volume não é o objectivo.

  3. O som é agudo e penetrante, como uma seta.

  4. Sinta-se a circulação do Ki como uma forte rajada de vento passando através de você e além..

  5. Ouça o silêncio audível que segue o bom kiai.

 

Kokyu dosa

Kokyu dosa é geralmente praticada no final de cada aula de Aikido. É um exercício de se submeter a extensão de Ki, para ajudá-lo a gerar um fluxo maior de Ki a partir de um ponto no seu baixo abdomem. Uma vez que é através de Ki, força não corporal, que nós no Aikido sempre arremessamos nossos parceiros, este exercício é particularmente significativo, salientando o profundo resultado de arremessar com Ki. Se você contar só com a força, você não vai chegar em lugar nenhum contra um adversário que entende como usar Ki. Há muitos tipos de kokyu dosa, mas aquele explicado aqui é típico.

Sentar-se em seiza com os braços estendidos, largura afastada, cotovelos para baixo, dedos espalhados e na altura dos ombros. Seu parceiro, ajoelhado na frente de você, segura os punhos levemente pelos lados.

Não importa o quão duro resiste ao seu parceiro, você não deve perder sua atenção, mas acalmar seu espírito no seu ponto um e manter um forte derramamento de Ki. Manter essa extensão para a frente e seu parceiro vai perder o seu equilíbrio e começar a cair para trás.

A partir daqui é fácil de guiar seu parceiro, empurrando suavemente para a direita ou esquerda, permitindo-lhes a cair. Fique em cima de seus dedos do pé e enquanto seu parceiro cai e o siga com o seu corpo para se ajoelhar ao lado dele. Estenda Ki. Você vai ser como uma rocha imóvel e seu parceiro será incapaz de subir.

FONTE DE INFORMAÇÕES E PESQUISA: http://shinshintoitsuaikido.org

 

FUDOSHIN

Fudoshin verdadeira não é um estado de espírito rígido, uma mente imóvel,

mas a condição de estabilidade que vem com o movimento mais rápido. Em outras palavras, como a estabilidade de um pião, o estado de perfeita estabilidade física e espiritual surge do movimento

que continua infinitamente e é tão infinitamente rápido que é imperceptível.

Este movimento é condensado em um ponto no abdômen inferior.

Colocando tudo em um ponto, podemos experimentar a mente fudoshin

e não perder nossa estabilidade não importa o que acontece. 

 

- Tohei Sensei, 21 Princípios de Ki.

21 Princípios de Ki

Koichi Tohei Sensei

1. Lema
Tenhamos um espírito universal que ama e protege toda a criação e ajuda todas as coisas a crescer e a desenvolver. Unificar mente e corpo e nos tornar um com o universo é o propósito final do nosso treinamento.

QUATRO GRANDES PRINCÍPIOS PARA UNIFICAR MENTE E CORPO

  1. Concentrar no Ponto Um

  2. Relaxar completamente

  3. Manter o peso embaixo

  4. Expandir Ki

 


2. O valor da nossa existência
Nossas vidas são nascidas do Ki do universo. Agradeça por ter nascido não como plantas e animais, mas como senhores da criação. Deixe-nos comprometemos a cumprir nossas missões, ajudando a orientar o desenvolvimento e a criação do universo.


3. A forma de União com Ki

O universo absoluto é um. Nós chamamos este Ki. Nossa vida e corpo nasce do Ki do universo.

Vamos estudar cuidadosamente os princípios do universo e praticá-los. Nós somos um com o universo.
Não há nenhuma necessidade de ansiedade, não há necessidade de medo. O caminho que seguimos é a forma do universo, que não pode ser difícil,  nenhuma dificuldade, sem dificuldades. Temos que ter a coragem para falar como Confúcio,
"se eu tenho a consciência tranquila e um espírito calmo, me atrevo a enfrentar um inimigo de dez mil homens."



4. Unificação da mente e do corpo
Corpo e mente foram originalmente um.
Não acha que a força que você tem é apenas a energia que você normalmente usa e que você tem pouca força. O poder que você normalmente usa é como um pequeno ponto visível de um iceberg. Quando
unificarmos a nossa mente e corpo e nos tornamos um com o universo, podemos usar realmente o grande poder que naturalmente é nosso.


5. O Ponto Um no baixo abdômen
O universo é um círculo com um raio ilimitado. O ponto um no baixo abdômen é o nosso centro condensado do universo. Vamos concentrar nossa mente neste ponto e enviar constantemente nosso Ki para o universo.


6. Relaxamento
Estamos acostumados a ter problemas com problemas desnecessários. Nervosismo faz com que os vasos sanguíneos se contram, tornando difícil para as impurezas deixar o corpo e ficamos suscetíveis a muitas doenças. Relaxamento é verdadeiramente um elixir da vida. Vamos espalhar o verdadeiro método de relaxamento que nos permite viver cada dia com um espírito semelhante ao de uma brisa suave Primavera. Se pudermos praticar isso, nós nunca precisaremos ficar nervosos e exaltados nos nossos assuntos diários.


7. Vida calma
O peso dos objetos é sempre, naturalmente, na parte de baixo. Portanto a expressão física da vida calma é que o peso de cada parte do nosso corpo também seja inferior. A calma, é como a superfície da água, que reflete a Lua e um pássaro voando. A verdadeira vida calma é a condição de nossa mente que reflete todas as coisas claramente. Este é o homem em "estado original e natural de ser". Compreendendo estes princípios, nós podemos adquirir a verdadeira vida calma.


8. Além de vida
O universo absoluto é um. Então surgiram duas forças opostas e nasceu o mundo relativo.
No Oriente este dualismo é chamado Yin e Yang, no Ocidente adição e subtração. Uma vida feliz, brilhante é chamada de vida longa e uma vida sombria, escura é chamada de vida curta. Vamos eliminar todo pensamento negativo e lutar por uma vida positiva daqui em diante.


9. O subconsciente
A mente subconsciente age como um armazém de conhecimentos e experiências passadas. Os materiais armazenados dentro a da mente subconsciente, interferem na mente consciente. Doravante vamos deixar de colocar qualquer tipo de material para dentro do subconsciente. Vamos sempre estender os pensamentos com Ki e viver nossas vidas com uma atitude positiva.


10. O princípio do não conflito
Não há nenhum conflito no universo absoluto, mas há conflitos no mundo relativo.
Se nós unificarmos a nossa mente e corpo, nos tornamos um com o universo e a prática seguirá os mesmos princípios,

Outros nos seguirão com prazer. Não diga que se trata de um mundo onde nós devemos lutar para viver cada dia. O verdadeiro caminho para o sucesso é exatamente o mesmo como o princípio do não conflito, que é o caminho para a paz.


11. A essência do Ki
Vamos começar com o número um na contagem de todas as coisas. É impossível que este nunca pode ser reduzido a zero. Porque apenas assim como algo não pode ser feito a partir do nada, um não pode ser feito de zero. Ki é como o número um. Ki é formado de partículas infinitamente pequenas, menores que um átomo. O Ki universal é condensado em um indivíduo, que, por sua vez é condensado em um ponto no abdômen inferior, que, por sua vez é infinitamente condensado sem nunca se tornar zero, mas torna-se um com o universo. Assim, podemos entender a essência do Ki.


12. Os exercícios de desenvolvimento de Ki
É mais fácil de coordenar a mente e o corpo quando estamos sentados ou de pé, do que quando em movimento. Mas a verdadeira Unificação significa manter a coordenação da mente e do corpo, mesmo quando estamos nos movendo. Os exercícios de desenvolvimento de Ki são para se manter a Unificação da mente e do corpo em nossa vida diária. Aplicando na nossa vida, podemos executar o melhor da nossa capacidade em todas as circunstâncias.


13. A unidade da calma e da ação
Assim como girar violentamente e rapidamente tornar-se constante, o movimento mais rápido resulta em calma.
Como o olho do tufão que é sempre calmo e pacífico, seu interior tem grande força de ação. Calma e ação são exatamente um.
Apenas quando mantemos o ponto um e unificamos a nossa mente e corpo, podemos encontrar tempo livre mesmo quando ocupado. Mantenha uma mente calma e você será capaz de realizar o melhor da sua capacidade mesmo em caso de emergência ou quando confrontados com tarefas importantes.


14. Fudoshin
O Fudoshin verdadeira não é um Estado de espírito rígido, uma mente imóvel, mas a condição de estabilidade que vem com o movimento mais rápido. Em outras palavras, como a estabilidade de um pião, o estado de perfeita estabilidade física e espiritual surge do movimento que continua infinitamente e é tão infinitamente rápido que é imperceptível.
Este movimento é condensado em um ponto no abdômen inferior. Colocando tudo em um ponto, podemos experimentar Fudoshin e não perder nossa estabilidade não importa o que aconteca.


15. O Ki e métodos de respiração
Expire para que sua respiração viaje infinitamente para o fim do universo; Inspire para que sua respiração chegue até seu ponto um  e continua infinitamente lá. Os métodos de respiração de Ki são uma importante forma de unificar mente e corpo.
À noite quando tudo está calmo, aprenda a fazer isso sozinho, e você vai sentir que você é um com o universo e que o universo é você. Ele vai levar você para o êxtase supremo de ser um com o universo. Neste momento o poder de vida que é legitimamente seu é totalmente ativado.


16. Kiatsuho - Pressionar com Ki
Aprendemos a coordenação do corpo e mente com o Ki e métodos de respiração. Por conseguinte, nós pode trazer o Ki do universo em nossos corpos a qualquer momento. Quando uma bomba de água esta seca, sem água, como pode fluir a água do poço através da bomba.? Para iniciar este fluxo novamente devemos pôr alguma água de volta para a bomba. Da mesma forma, Ki não pode fluir fortemente em uma pessoa que sofre de doença ou infortúnio. Vamos aplicar kiatsuho, colocar Ki de volta para estas pessoas, estimular o seu próprio fluxo de Ki e dar-lhes um novo começo para a felicidade.


17. Reiseishin
O homem é abençoada com um espírito, que é um com o espírito do universo. Este espírito é chamado Reiseishin.
A Lua é claramente refletida na água quando a água está calma. Assim mesmo, quando nosso corpo e mente são unificados e calmos, nosso Reiseishin manifesta-se completamente. Uma vez que isso acontece, todo sofrimento e maus desejos são afastado e o Espírito Universal do amor e proteção para tudo aparece em nós. Se esforçe para manifestar seu reiseishin.


18. A mente que procura a verdade
Nós chamamos a mente que quer trilhar o caminho do universo, e colocá-lo em prática, a mente que busca a verdade.
Inteligente pode ser um cão ou um macaco, eles não podem perceber a mente Universal. Somente os seres humanos têm o privilégio e a capacidade de realizá-lo. Se você tem a mente que busca a verdade, você está feliz, porque esta é a prova que você é um ser humano real.


19. Força de vontade
Um velho ditado Oriental nos diz, "quando a nossa força de vontade é concentrada sobre uma pedra, ela pode passar por ela. Quando nossa força de vontade é focada e esta em harmonia com o universo, ela pode comandar o vento, a chuva e o trovão". Mas de onde nossa força de vontade vem? Aqueles que entendem a resposta a essa pergunta são aqueles que irão realizar tarefas importantes. Quando podemos coordenar a mente e o corpo, acalmar as ondas da nossa mente imperceptíveis, diminuindo infinitamente as ondulações, nós podemos enviar adiante nossa grande força de vontade, que move o universo.


20. Intoku - o bem é feito em segredo
Assim como o número um nunca pode ser reduzido a zero, uma vez que podemos agir ou falar, nossa ação ou discurso nunca será completamente apagada. Um velho ditado Oriental nos diz, "semear bom, e a colheita será boa. Semear mal e colhe-rá mal". Temos de compreender que tudo o que fazemos volta para nós mesmos. Por conseguinte, primeiro, devemos buscar a felicidade e bem-estar dos animais e dos nossos filhos, devemos fazer o bem em segredo. Fazer o bem segredo significa agir sem buscar atenção e elogios, agir sem qualquer esperança de recompensa. Isso é chamado de intoku. Entre as várias maneiras de executar intoku, andar na forma do universo e conduzir os outros ao longo deste caminho são o melhor.


21. Setsudo - o ensino da forma do universo
Homens egoístas nunca irão compreender o caminho da forma do universo. Portanto, quando percebemos os princípios e a forma do universo, o Universo nos dá a responsabilidade de se divulgar para o mundo. Não ache que você não pode ajudar outro homem. O que você aprende hoje, você pode ensinar a outro no dia seguinte. O mundo está cheio de pessoas que perderam o caminho da forma do universo e sofrem de doença mental. Nos permita fazer o nosso melhor para explicar-lhes os princípios corretos do universo.

FONTE DE INFORMAÇÕES E PESQUISA: http://shinshintoitsuaikido.org